No âmbito do projeto “Odemira Território Educativo - OdeTE” para o ano de 2018, a APCO preparou um conjunto de momentos de aprendizagem e reflexão, ao qual atribuiu o nome de “Oportunidades de Inclusão”. Com este enquadramento, estão a decorrer até ao final do ano, Oficinas Temáticas e o 4º Encontro de Educação Inclusiva, cujas inscrições são gratuitas e destinadas a todos os elementos da comunidade educativa, profissionais ou familiares.
Pode encontrar de seguida algumas informações relativas ao conteúdo destas ações.
Oficinas Temáticas
Humanitude e Prestação de Cuidados em Contexto Escolar
14 de novembro
Por: Mara Domingos – APCO; Marta Costa – APCO; Mónica Raimundo – APCO/ULSLA
Pretende sensibilizar para a importância do CUIDAR e do conceito de Humanitude. Será feita uma revisão e passagem de estratégias a cerca dos cuidados de higiene, posicionamentos, transferências e alimentação de forma a potenciar os melhores cuidados possíveis aos/às nossos/as alunos/as e filhos/as.
"A Humanitude é o conjunto de particularidades que permite ao Homem reconhecer-se e reconhecer o outro como fazendo parte da espécie humana."
Estimulação da Linguagem Oral e Fala em Idade Pré-Escolar
20 de novembro
Por: Ana Rita Pontes – APCO/ ULSLA
Indo ao encontro das necessidades que vêm sendo referidas pelas docentes de Educação Pré-Escolar e sendo as alterações na linguagem e na articulação verbal que motivam o maior número de referenciações a ELI de Odemira, esta ação pretende abordar o que influencia a correta produção dos sons da fala, sinais de alerta e referências quanto às idades de aquisição dos diferentes fonemas. Sequencialmente, pretende-se também abordar a importância das rotinas diárias nos contextos educativos, como oportunidades naturais de estimulação da articulação verbal e da consciência fonológica, tendo como pressuposto a colaboração entre a equipa educativa, a família e a ELI.
Introdução ao RESCUR
21 de novembro
Por: Celeste Simões – Faculdade de Motricidade Humana
O RESCUR, Currículo Europeu para a Resiliência, apresenta um currículo universal para a resiliência para o ensino pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo na Europa, para crianças dos quatro aos doze anos de idade. Em particular dirige-se a crianças vulneráveis na Europa, tais como as crianças provenientes de minorias étnicas, como as crianças de etnia cigana, imigrantes e refugiadas, outras crianças provenientes de famílias marginalizadas e de comunidades socialmente desfavorecidas, crianças com necessidades educativas especiais, incluindo crianças com deficiência e crianças sobredotadas. O currículo é definido como um programa universal, inclusivo para todas as crianças na sala de aula.
Nesta Oficina Temática pretende-se dar a conhecer este projeto/programa como uma possível resposta a desenvolver futuramente no concelho.
Desenvolvimento de PIT’s na comunidade
12 de dezembro
Por: Lúcia Canha – APCO/ Bolseira FCT; Ana Colaço - APCO
A transição para a idade adulta é uma fase decisiva no desenvolvimento de qualquer jovem. Após o término da escolaridade obrigatória, os jovens com deficiência e suas famílias são confrontados com a ausência de um serviço de apoio, que lhes permita perspetivar um futuro incluído na comunidade. Proporcionar aos jovens com deficiência, o mais cedo possível, experiências na comunidade tendo em conta os seus interesses e capacidades, tem demonstrado ser uma prática de sucesso, aumentando a probabilidade de emprego e inclusão social.
4º Encontro de Educação Inclusiva – Oportunidades de Inclusão
17 de novembro - 09:00h às 17:00h (incluí coffee break e almoço no local)
Inscrições limitadas até 14 de novembro
Por:
Ana Teresa Brito - Fundação Brazelton-Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família/Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich;
Sílvia Conde – Fisioterapeuta, Formadora Internacional de Instrutores de Massagem nas Escolas;
Nelson Santos - coordenador do Projeto de Intervenção Especializada (PintE) e docente de educação especial no Colégio Pedro Arrupe.
Os Encontros de Educação Inclusiva foram criados no concelho de Odemira como uma forma de promover um momento de encontro, partilha, conhecimento e reconhecimento entre os diferentes elementos da comunidade educativa de Odemira. Pretende-se que neste dia se troquem experiências e crie reflexão para acolher desafios a novas abordagens.
Neste sentido propusemos para este ano como tema: “Oportunidades de Inclusão”, considerando que os desafios que encontramos diariamente impostos por reformas legislativas, por necessidades que se fazem sentir, por contextos desadequados ou outras questões prementes podem ser utilizados como momentos transformadores para implementação de atitudes inclusivas. Consideramos que a Inclusão na comunidade educativa não resulta do uso pontual, quase estratégico de ferramentas espetaculares muitas vezes não disponíveis, mas sim do reconhecimento consciente e diário das oportunidades para promover a inclusão. Da capacidade de reconhecer no outro e em mim as ferramentas disponíveis para trabalhar em conjunto.
Assim, durante a manhã deste dia, vamos incidir sobre a utilização da díade de troca como ferramenta de aprendizagem; o professor e o aluno, o terapeuta e a criança, pais e filhos/as ou qualquer outra interação em que se espere haver um crescimento, uma maturação ou desenvolvimento. Primeiro focando a relação e depois focando a utilização integrativa do meu corpo e do outro neste processo.
Na parte da tarde vamos explorar abordagens que nos permitam implementar a equidade de uma forma real e exequível. Enriquecermo-nos com exemplos e reconhecer as oportunidades que diariamente se nos colocam para promover a inclusão na nossa comunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário