sábado, 17 de novembro de 2018

4º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA


 No âmbito da ODETE, realizou-se  na Quinta do Craveiral em São Teotónio, com a presença da comunidade educativa de Odemira. Professores, educadores, familiares, técnicos, representantes institucionais e políticos discutiram o tema “oportunidades de inclusão”.
Sob a brilhante orientação dos oradores participantes viajamos na proposta de construção de uma visão partilhada para a equidade e inclusão.
Na primeira palestra “Abraçar a relação na aprendizagem” a educadora e investigadora Ana Teresa Brito apresentou-nos as evidências da importância da relação, da necessidade da presença ativa do outro no processo de aprendizagem e envolveu-nos com o seu sorriso e experiência na importância de nos reconhecermos como elementos de suporte à família e à criança. Em seguida, Silvia Conde, fisioterapeuta e formadora do programa de massagens na escola transmitiu-nos através da sua comunicação “Tocar + Mover = Aprendizagem”, o seu entusiasmo na possibilidade de introduzir nos currículos e em sala de aula momentos de integração da aprendizagem através do movimento. Levou-nos a realizar alguns destes jogos de movimento educacionais fazendo-nos experienciar o seu potencial e simplicidade.
De seguida fomos brindados com um delicioso almoço volante que permitiu aos participantes um momento de convívio no fantástico espaço envolvente da quinta do Craveiral.
Para terminar o período da tarde tivemos a comunicação “por uma escola promotora de equidade” apresentada pelo professor de educação inclusiva e formador nesta área Nelson Santos. Podemos beneficiar dos seus conhecimentos e experiência no apoio à inclusão de alunos e mesmo experienciar algumas das suas propostas facilitadoras à organização do trabalho do docente, nomeadamente aplicações para telemóvel para uso em sala de aula.
Foi por certo um dia inspirador e motivador para todos os participantes, que esperemos possam levar para os seus contextos de intervenção mais conhecimento para reconhecer e utilizar as oportunidades que diariamente surgem para facilitar uma escola inclusiva.



O nosso OBRIGADA a todas as pessoas que tornaram este evento possível e muito especial!

















Sem comentários: