O Centro Recursos para a Inclusão é um serviço de apoio aos alunos das escolas do concelho de Odemira, que assume como
meta prioritária apoiar a inclusão das crianças e alunos com necessidade de
mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, em
parceria com as estruturas da comunidade, no que se prende com o acesso ao
ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida
autónoma, promovendo o máximo potencial de cada indivíduo. Intervém
prioritariamente em contextos naturais, seja no espaço da escola ou na ligação
aos recursos da comunidade.
Objetivos
Objetivos
- Colaborar na identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão do aluno;
- Colaborar com os professores, pais, pares e outros profissionais nas diferentes fases da intervenção educativa (avaliação, planeamento e intervenção), tendo em vista a sua capacitação;
- Sensibilizar e apoiar a comunidade educativa para o desenvolvimento de uma atitude inclusiva;
- Colaborar na elaboração e acompanhar os processos de transição da escola para a vida pós-escolar de jovens com PIT (Plano Individual de Transição);
- Intervir diretamente com os alunos nos diferentes contextos educativos com recurso a apoios em grupo, sempre que o desenvolvimento de competências passe pelo contributo dos pares, ou a apoio individual, quando se priorize o desenvolvimento de competências específicas;
- Promover a formação contínua da comunidade educativa em temas ligados à inclusão;
- Promover ações de apoio à família;
- Promover a participação social e a vida autónoma dos alunos nos diferentes ambientes da escola eliminando ou reduzindo barreiras que dificultem ou impossibilitem o acesso ao currículo e à participação na vida escolar.
Atividades realizadas/serviços disponíveis
- Referenciação e avaliação das crianças e jovens com necessidades de suporte à educação e inclusão;
- Execução de atividades de enriquecimento curricular designadamente, a realização de programas específicos de atividades físicas e a prática de desporto adaptado;
- Execução de respostas educativas de educação inclusiva e terapias;
- Desenvolvimento de estratégias de educação que se considerem adequadas para satisfazer necessidades educativas dos(as) alunos(as);
- Desenvolvimento de ações de apoio à família;
- Transição para a vida pós-escolar, nomeadamente o apoio à transição da escola para o emprego;
- A integração em programas de formação profissional;
- Preparação dos jovens para a integração em centros de emprego apoiado;
- Preparação dos jovens para a integração em centros de atividades ocupacionais;
- Produção de materiais de apoio ao currículo em formatos acessíveis;
- Outras ações que se mostrem necessárias para desenvolvimento da educação especial.
Estas atividades realizam-se em diferentes formatos consoante as necessidades e optimização da eficácia da resposta, podendo ser apoios de:
1. Consultoria
2. Individual
3. Grupo
4. Participação em reuniões e atividades de sensibilização
Legislação aplicável
Em conformidade com os princípios
de inclusão educativa e social e a promoção da igualdade de oportunidades,
expressos na Declaração de Salamanca, na Convenção sobre os Direitos das
Pessoas com Deficiência e em acordo com o expresso no Dec. Lei nº 54/2018 de 6
de Julho (após revogação do Dec. Lei no 3/2008 de 7 de janeiro), os CRI são recursos
específicos de apoio à aprendizagem e inclusão existentes na comunidade,
acreditados pelo Ministério da Educação, que prestam serviços especializados
para o apoio e intensificação da capacidade da escola na promoção do sucesso
educativo de todos os alunos.
Constituição da equipa
- Coordenadora
- Fisioterapeuta
- Terapeuta da Fala
- Psicólogo
- Psicomotricista
Coordenação e contactos
Coordenadora: Sónia Raminhos Contacto: sonia.raminhos@apco.pt
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