CENTRO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Breve Descrição 
O Centro Recursos para a Inclusão é um serviço de apoio aos alunos das escolas do concelho de Odemira, que assume como meta prioritária apoiar a inclusão das crianças e alunos com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, em parceria com as estruturas da comunidade, no que se prende com o acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada indivíduo. Intervém prioritariamente em contextos naturais, seja no espaço da escola ou na ligação aos recursos da comunidade.

Objetivos
  • Colaborar na identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão do aluno; 
  • Colaborar com os professores, pais, pares e outros profissionais nas diferentes fases da intervenção educativa (avaliação, planeamento e intervenção), tendo em vista a sua capacitação;
  • Sensibilizar e apoiar a comunidade educativa para o desenvolvimento de uma atitude inclusiva;
  • Colaborar na elaboração e acompanhar os processos de transição da escola para a vida pós-escolar de jovens com PIT (Plano Individual de Transição); 
  • Intervir diretamente com os alunos nos diferentes contextos educativos com recurso a apoios em grupo, sempre que o desenvolvimento de competências passe pelo contributo dos pares, ou a apoio individual, quando se priorize o desenvolvimento de competências específicas; 
  • Promover a formação contínua da comunidade educativa em temas ligados à inclusão; 
  • Promover ações de apoio à família; 
  • Promover a participação social e a vida autónoma dos alunos nos diferentes ambientes da escola eliminando ou reduzindo barreiras que dificultem ou impossibilitem o acesso ao currículo e à participação na vida escolar.

Atividades realizadas/serviços disponíveis 
  • Referenciação e avaliação das crianças e jovens com necessidades de suporte à educação e inclusão;
  • Execução de atividades de enriquecimento curricular designadamente, a realização de programas específicos de atividades físicas e a prática de desporto adaptado;
  • Execução de respostas educativas de educação inclusiva e terapias;
  • Desenvolvimento de estratégias de educação que se considerem adequadas para satisfazer necessidades educativas dos(as) alunos(as);
  • Desenvolvimento de ações de apoio à família;
  • Transição para a vida pós-escolar, nomeadamente o apoio à transição da escola para o emprego;
  • A integração em programas de formação profissional;
  • Preparação dos jovens para a integração em centros de emprego apoiado;
  • Preparação dos jovens para a integração em centros de atividades ocupacionais;
  • Produção de materiais de apoio ao currículo em formatos acessíveis;
  • Outras ações que se mostrem necessárias para desenvolvimento da educação especial.
Estas atividades realizam-se em diferentes formatos consoante as necessidades e optimização da eficácia da resposta, podendo ser apoios de: 
     1. Consultoria 
     2. Individual 
     3. Grupo 
     4. Participação em reuniões e atividades de sensibilização 

Legislação aplicável 
Em conformidade com os princípios de inclusão educativa e social e a promoção da igualdade de oportunidades, expressos na Declaração de Salamanca, na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e em acordo com o expresso no Dec. Lei nº 54/2018 de 6 de Julho (após revogação do Dec. Lei no 3/2008 de 7 de janeiro), os CRI são recursos específicos de apoio à aprendizagem e inclusão existentes na comunidade, acreditados pelo Ministério da Educação, que prestam serviços especializados para o apoio e intensificação da capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos.


Constituição da equipa
  • Coordenadora
  • Fisioterapeuta
  • Terapeuta da Fala
  • Psicólogo
  • Psicomotricista

Coordenação e contactos
Coordenadora: Sónia Raminhos                                      Contacto: sonia.raminhos@apco.pt 

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